quinta-feira, 7 de abril de 2016

9- A Louca

                                    Quando peguei o resultado da biopsia por punção aspirativa, levei para a médica avaliar e tive uma grande surpresa. Ela parecia uma outra pessoa. Estava meio surtada, falando pelos cotovelos sobre coisas que nada tinha a ver comigo. Reclamava ainda mais da secretária, dizia que não queria atender homem naquele dia, que estava cheia de problemas etc... mas até aí tudo bem. Estava num mau dia (quem nunca?) pensei com meus botões.
                                    A consulta  demorou mais e eu estava ficando impaciente. Coloquei o resultado na mesa mas ela ainda continuava a falar. Enfim, ela se tocou que eu não estava interessada em suas queixas e me deu atenção. Leu, releu, fez uma cara de quem não gostou e disse: Aqui está escrito  que é benigno. Não diz muita coisa, mas eu não vou contestar. Você vai  retornar  no final do ano e se perceber que os nódulos aumentaram você volta antes. Se sentir desconforto para engolir vira o pescoço para o lado. Vou ficar acompanhando. Eu perguntei quanto a cirurgia e ela disse que não precisava.
                                     Perguntou sobre minha alimentação e eu falei cheia de orgulho com o peito estufado, como quem relata a lista da seleção brasileira de mil novecentos e setenta. (tudo de melhor).  Descrevi meu café da manhã com integrais, sucos, falei  dos meus damascos, nozes, amêndoas,  do bom e velho mamão com castanha do Pará, lembrei do brócolis, peixes, legumes, verduras e tudo mais. Ela debochou: Para que isso? tudo bobagem! você não sabe de nada. Tudo moda, come o que quiser nas horas certas e pronto!  Parecia que eu estava sendo atendida  pela Dra. Lorca daquele antigo quadro do zorra total "isso não poooooooode!"  (morri).
                                     Estava louca, só pode! Da outra vez ela disse que o caso era cirúrgico, independente do resultado da biopsia porque haviam vários fatores negativos como o nódulo maior que um centímetro, o histórico familiar de doenças de tireoide nos dois lados da família,  minha idade e ainda tinha a tireoglobulina que aumentou mais um pouco, e  agora ela esquece tudo e diz para fazer acompanhamento? Realmente não entendi nada, mas também não contestei.  A consulta com a outra endócrino estava próxima e eu esperava realmente que ela fosse a minha salvação.
                                       Apesar de ter um exame favorável nas mãos eu ainda tinha um alerta dentro de mim que não desligava. Decidi telefonar para aquele meu médico que indicou aquela estranha criatura e pedir encarecidamente a ele que não indicasse a mais ninguém até ele saber o que estava acontecendo com ela. Por motivos óbvios em nenhum momento citei o nome dessa pessoa aqui, nem do meu pobre ginecologista para não compromete-lo. Ele é maravilhoso e sei que teve a maior boa vontade do mundo, mas também foi enganado.
                                        Pouco tempo depois eu soube de três pacientes que eram meus conhecidos  que me contavam, em momentos diferentes, que fugiram dela, que era louca. Fiquei perplexa. Não era atoa que o consultório  estava sempre  vazio, a agenda sempre livre e a secretária nunca estava. Quem sabe não fugiu também?  Agora era torcer para a outra médica ser normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário