quarta-feira, 6 de abril de 2016

8- O resultado

                
                                    Estava desconfiada e tranquila ao mesmo tempo, o tamanho do nódulo maior era um pouco assustador, mas acredito que se fosse maligno eu não estaria tão bem, mesmo o câncer de tireoide         sendo praticamente assintomático. Torcia para ser benigno!
                                   A partir daí, comecei a buscar na internet informações sobre nódulos de tireoide. Li muita coisa boa, muita coisa ruim...como uma policial experiente comecei a traçar meu plano de ataque,caso o inimigo fosse maior do que eu esperava. Descobri muita coisa, li alguns blogs que falavam sobre o assunto. Não queria ser pega de surpresa!
                                   A própria endocrinologista disse que os tumores de tireoide em sua grande maioria - 90% são benignos, dos 10% que seriam malignos, as chances de cura são muito altas. Descobri que existem quatro tipos entre os mais "famosos".  Os mais comuns  são:
                                    Papilifero - geralmente cresce muito lentamente, pode se espalhar para os gânglios linfáticos do pescoço, e a taxa de cura é muito alta .
                                    Folicular - segundo tipo mais comum. Raramente se espalha para os linfonodos, entretanto, pode atingir os pulmões ou ossos. A taxa de cura também é alta.
                                    Medular - menos comum, um pouco  mais complicado que os  outros, mais ainda sim, com boas taxas de cura.
                                    Anaplásico - mais agressivo, na maioria dos casos, afeta pacientes acima de 65 anos.
                                     O câncer de tireóide afeta mais mulheres que homens e  não existe uma idade certa.    Sendo assim, minhas chances eram ótimas de ter um tumor benigno. Comecei o preparo psicológico para uma cirurgia de retirada dos nódulos, mesmo correndo risco de remover toda a glândula.    
                                     O prazo para a entrega do resultado da biopsia era uma semana, mas quem aguenta? Realmente, a pressão foi punk!  
Nesse período, conversei  muito com a Mônica e amenizava a situação para outras pessoas. Para minha mãe não havia falado do risco que eu corria, e meu filho, cada vez ficava mais desconfiado, que eu escondia algo. Não, eu não escondia nada, aliás, eu nem sabia o  que era esse algo. Passaram apenas três dias e verifiquei na caixa de email, uma mensagem do laboratório. Tremi na base, respirei fundo e abri. Lá estava o resultado:
Registro: 2780-2016 (entrada 19/01/2016) Data de saída:21/01/2016
Paciente: MARCIA JERONIMO 
Médico: --
Convênio: --
Material: Biópsias aspirativas em lobo direito da tireóide.
MICROSCOPIA
1 - Esfregaços (03) contendo raras células foliculares e escasso colóide além de 
hemácias.
2 - "Cell block" mostra folículos distendidos revestidos por células foliculares 
típicas, em meio a estroma fibroso. Acompanham hemácias e moderada quantidade de 
colóide.
CONCLUSÃO
SISTEMA BETHESDA PARA RELATO DE CITOPATOLOGIA DA TIREÓIDE
1 - CATEGORIA: I
INSATISFATÓRIO.*
2 - CATEGORIA: II
BENIGNO.
CONSISTENTE COM NÓDULO BENIGNO FOLICULAR (NÓDULO COLÓIDE). 
                                       
                                         Fiquei feliz por ler a parte do benigno e confusa com a parte do insatisfatório! Passei a tarde me consultando novamente com o Dr google. De qualquer forma, eu já havia marcado com a endócrino, e de quebra, procurei marcar com outra médica, super indicada por uma amiga, dona do pet em que Milly toma banho. Sempre gosto de saber uma segunda opinião, e foi isso que fez toda a diferença! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário