terça-feira, 12 de abril de 2016

14 O diagnóstoco

                               
             
                                                 Os três dias que sucederam a cirurgia foram tranquilos. Eu falava, com a voz um pouco rouca mas audível, Evitava mexer o pescoço de forma brusca, mesmo sem sentir dores mais fortes. Mônica ficou dois dias comigo e foi o suficiente. Deixou comida pronta e anotou os horários em que eu deveria tomar os remédios. Senti logo no segundo dia câimbras intensas. Nem era um formigamento. Eram câimbras em lugares que nunca imaginei ter um dia. Na parte de dentro da boca, dentro do estomago, nas bochechas cada vez que eu ingeria líquido. Comecei imediatamente com o cálcio e tudo foi normalizando.
                                                 Realmente eu me sentia bem. Dormia um pouco à tarde, coisa que não sou habituada, e me sentia mais cansada do que o normal, mas nem tanto assim. Talvez pelo efeito da anestesia, pela cirurgia mesmo no geral. À noite para dormir era um desconforto.
                                                  A sexta feira chegou. Um dia lindo e quente. Eu me sentia bem e no dia anterior tinha ligado para o consultório do Dr Ricardo para confirmar o horário. Estava marcado para as 0800h e às 0745h eu já estava lá sentada aguardando.
                                                  Sentei em frente a sala dele e vi uma sombra se movimentando no interior. Perguntei para a recepcionista se ele havia chegado e ela confirmou.  Uns quinze minutos depois, às oito horas em ponto, ele abriu a porta e pediu para que eu entrasse.
                                                  Eu estava com um misto de ansiedade e curiosidade, mas ele não foi direto ao ponto.  Perguntou como eu estava, eu falei das câimbras e ele disse que eu poderia ter ido em uma unidade de emergência para aplicar o cálcio de forma intravenosa caso ficassem muito fortes. Não achei que tivesse sido para tanto, mas me esclareceu.
                                                   Para retirar o curativo ele foi bastante cauteloso. Foi tirando devagar e não doeu. Estava bem sequinho, Uma linha bem pequena e fina. Fiquei aliviada.
                                                   Em seguida começou a falar sobre a parte que mais interessava. Disse  que toda minha glândula tireoide foi retirada e enviada para a biopsia no laboratório naquele mesmo dia mas não estava com ele o resultado. Dei uma murchada daquelas! mas logo após ele disse que pediu a colega para mandar o resultado para o e-mail dele, e isso ainda poderia demorar um pouco mas sairia naquele mesmo dia.
                                                   Poderia demorar o dia inteiro que eu não arredaria o pé dali até saber.
Não demorou tanto assim, Fiquei aguardando na sala de espera por uns vinte longos minutos, quando ele abriu a porta e mandou eu sentar novamente. Ele não estava mais tão tranquilo. Senti a tensão no ar, os pigarros dele para começar a falar e quando eu estava a prestes de  falar : Vai! desembucha! ele, olhando a tela do notebook  abriu a boca:
                                                 " Marcia, aquele nódulo maior que foi biopsiado anteriormente não tinha nada demais, só sangue, tecido....... mas o menor......., aquele de 7mm .........deu positivo". 
                                                   Na minha cabeça temporariamente perturbada eu não conseguia traduzir aquela palavra "POSITIVO",  e  fiquei falando comigo mesmo por alguns segundos sem emitir som: Positivo? porque? de que? não entendi!.  Só que eu tinha entendido muito bem, mas ainda tinha esperanças de ter algo errado. Não tinha nada errado, Meu inconsciente já sabia. Minha boca falou sem minha permissão e perguntou: Qual dos tipos?  ( me referi a qual dos tipos de câncer de tireoide era o meu, porque alguns eram agressivos e um deles  praticamente fatal).
                                                   Era a deixa para ele emendar a resposta. Ele respondeu imediatamente após eu pronunciar as últimas letras da palavra "tipos":  CARCINOMA PAPILIFERO,  aquele tipo de câncer que tem maiores chances de cura. Dei aquela respirada até esgotar o ar da agonia, mas aproveitando a pequena trégua ele disparou: com METASTASE no linfonodo.  
                                                    Eu não fui acompanhada. Levei alguns segundos para processar aquelas informações. Naquele momento meu organismo desacelerou  e , como uma máquina, a tela inicial ativou o modo  Stand By.
                                                   
                                                                                   

4 comentários:

  1. Com essa cara inchada parece que vc saiu do filme do Rock Balboa, seu queridinho, huahauhauahaua

    ResponderExcluir
  2. Minha amada, perfumada e linda irmã, me perdoe só fiquei sabendo semana passada.
    Vou orar por você, Deus está no controle da sua vida, descanse no Senhor
    Te amo muito rainha, lindas das lindas.
    Eu admiro muito você.

    ResponderExcluir
  3. Minha amada, perfumada e linda irmã, me perdoe só fiquei sabendo semana passada.
    Vou orar por você, Deus está no controle da sua vida, descanse no Senhor
    Te amo muito rainha, lindas das lindas.
    Eu admiro muito você.

    ResponderExcluir