quarta-feira, 13 de abril de 2016

15. Saindo do Stand by

                                          Levei alguns segundos para  sair do modo espera  para entender o que  o cirurgião falava . Aquela informação que teve metástase ( É o nome que se dá para as células cancerosas que alcançam outros órgãos, se multiplicando gerando novos tumores), me caiu como um   Boeing 757  na cabeça.
                                          Foi para um linfonodo no pescoço . São aqueles carocinhos que temos em várias partes do corpo como axilas, virilha, etc..., e às vezes incham e ficam um pouco doloridos, no caso de infecção ou outra doença. Chamamos popularmente de íngua e faz parte do sistema de defesa do nosso organismo.  Um exemplo:  li que o filme "A culpa é das estrelas" foi baseado em fatos reais, e a personagem principal tinha o mesmo tipo de câncer que eu, com a diferença que o dela se espalhou e foi para os pulmões.
                                          Fui informada que  terei que ser submetida a um tratamento chamado iodoterapia para que não se espalhe para outros lugares, e se já alcançou outro órgão será combatido.  Trata-se de um tratamento clínico onde se administra por via oral o iodo radioativo (iodo 131). Um tratamento que só pode ser administrado por uma equipe especializada que consiste em um médico nuclear e paramédicos treinados. É indicado em duas situações: A primeira, em pacientes portadores de algumas  doenças  da tireoide e suas complicações, e no meu caso : câncer , a fim de eliminar qualquer tecido tiroidiano que tenha ficado em meu corpo, e assim evitar ao máximo o retorno da doença, já que ele se alojou em outro lugar, no linfonodo como citei, pode se espalhar para outros cantos e isso é perigoso.
                                          Basicamente qualquer pedacinho micro de tireoide que tenha ficado em mim, vai absorver praticamente todo o iodo no  sangue, então quando eu ingerir o tal do iodo 131, esse vai destruir qualquer outras células cancerígenas que ainda exista.  Funciona como uma radioterapia diferente. No meu tipo de câncer em especial é bem eficaz.
                                         Tive a informação que eu deveria adiar a ingestão de hormônio por pelo menos 30 dias para deixar o organismo "na seca" ( leia-se: fraquinho, cansado, pele seca, unhas quebradiças, algumas pessoas com inchaços, sono infindável, dores de cabeça.... e tudo que acontece quando   nosso corpo não libera  esses tais hormônios.)
                                         Mexe com todo organismo essa glândula poderosa. Impressionante como controla tudo. Imagina não ter como  "fabricar". É como ter um tanque cheio de gasolina e esse estar sujo. Podemos usar até o final, sem repor,  limpar  tudo e colocar gasolina de primeira. Mais ou menos isso. Mas sabe como é....o carro não pega, nem no tranco rs.... esse é o objetivo. Detonar para depois ficar tudo ok.
                                          Pois bem:  Para esse processo que expliquei do meu jeito, terei que ficar de molho para fazer esse tratamento, fazendo uma dieta pobre em iodo começando com o sal que terei que mandar manipular para extrair totalmente o iodo. Sem leite integral (só em pó), sem ovos, chocolates, verduras de cor verde escura, pão, peixe, camarão,  (tudo tem iodo meu Deus), inclusive batom, tintura de cabelo, maquiagem , shampoo com sal, ahhhh  não poderei tomar banho de mar também.  Toda essa abstinência por duas semanas e depois, me internar por três dias em uma clinica nuclear, ingerir o iodo 131 de canudinho para não ter contato direto com a boca (Jesus!) , para não desperdiçar,  ficar literalmente "radioativa" e isolada num quarto blindado sem ver a luz do dia, sem ver minha família nem amigos.  Ainda bem que terei internet e poderei levar meu notebook, celular e tudo mais.
                                          Depois da sessão tortura, volto para casa e fico mais três dias mantendo a distancia de um metro e meio das pessoas adultas, (cinco dias para crianças), meus objetos de uso pessoal separados, dando 5 descargas no vaso sanitário após uso, e baforada na cara de ninguém . Cinco dias depois poderei começar a  tomar o hormônio  em comprimidos, o que vai me devolver à vida de antes. Acho que é "só" isso.  Vai que é tuaaaaaaa, aliás, é minhaaaaaaaaaaaaaaaaa!
                                          Estou preparada! Que rufem os tambores!!!!!! (doida para dar uma voadora em quem me chamar de bonita).
                                           Só por causa disso a foto de hoje é na penumbra.

8 comentários:

  1. Anda logo, vai pra casa, sexta estarei lá com vc, 2 metros de distância, 10 descargas, Mily vai dormir comigo, vou levar minha roupicha de astronauta máscara de Michael Jackson e tudo mais, porém com muita vontade de te dar um abraço e um beijo. portanto iodo, vaza logo pq minha irmã é muito preciosa pra ficar longe.
    Eu sobrevivereiiiiiiiiiiiiii a toda radiação pois meu amor é muito maior!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã, você vai merecer um capítulo especial, porque não existe alguém como você. Te amo!!

      Excluir
  2. Marcinha, conversando com minha mãe, ela me indicou o Dr. Cícero Coimbra, no YouTube, vi um vídeo e achei muito interessante. Procure lá, não sei copiar o link, rsrsrsrsrs, bjs, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilda, vou dar uma olhada sim, Apesar de que já fiz doutorado d mestrado sobre a minha doença, porque sou dessas rs. Obrigada por tudo!

      Excluir
    2. Estou estudando muito sobre a doença. Leio de tudo e falo com quem tem. Cada caso é um caso, cada organismo é um organismo e agora estou entendendo o meu, em particular e daí lidando melhor com minhas reações. Obrigada por tudo! Informações sempre são bem vindas!

      Excluir
  3. Sua fé, força e coragem, são inabaláveis, não temas, O Senhor é contigo. Não tenho dúvidas de que tudo já deu certo. Estou bem longe de você, aqui na Bolívia, mas posso estar com você aqui nos meus pensamentos e em minhas orações. Você é muito especial e muito amada, uma guerreira e como um bom soldado, não foge a luta e alcança a vitória. A vitória é sua, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Sua fé, força e coragem, são inabaláveis, não temas, O Senhor é contigo. Não tenho dúvidas de que tudo já deu certo. Estou bem longe de você, aqui na Bolívia, mas posso estar com você aqui nos meus pensamentos e em minhas orações. Você é muito especial e muito amada, uma guerreira e como um bom soldado, não foge a luta e alcança a vitória. A vitória é sua, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir