quinta-feira, 14 de abril de 2016

16 - Mais esclarecimentos

                                                                            



                                                     Dr Ricardo me deu dois encaminhamentos. Um para uma clínica nuclear onde eu deveria fazer o procedimento da iodoterapia e um outro para a minha endocrinologista receitar o medicamento posterior e exames que seriam importantes para o acompanhamento. Faltou o outro para o manicômio, mas ficou para a próxima.
                                                     Saí do consultório meio desnorteada com todas aquelas informações e fui direto ver a endócrino na outra quadra. Perguntei para a secretária se poderia falar com ela sem estar agendada. Não tinha ninguém na sala e ela disse que ia avisar que eu estava ali.  Logo me chamou  e então me recebeu dizendo: Tudo bem? a secretária disse que você está tensa.....  Quem eu? bobagem, impressão dela.... rs, não foi bem assim que respondi. Confirmei  e mostrei o motivo com o resultado da biopsia. Ela viu e fez aquela cara de que não era nada diferente do que esperava. Com muita calma mandou que eu me  sentasse porque eu ainda estava de pé e nem percebi.
                                                    Conversou muito comigo, lembrando que o câncer e metástase que haviam, foram retirados junto com a tireoide, que era aquele tipo com maiores possibilidades de cura e tudo aquilo que Dr Ricardo havia falado antes, mas foi bom ouvir duas vezes. Escutaria mais cinquenta vezes amarradona.  Enquanto ela falava  o celular vibrava com as duzentos e oitenta mensagens de Danilo, algumas de Mônica, Marcelo,  Raphael e Cia. Coitado do meu povo. Queriam saber. Estavam nervosos no trabalho e eu não queria perder um minuto de tempo para dar retorno. Naquele momento eu estava muito egoísta. Queria absorver todas as explicações para poder repassar para eles, sem assustar (o que seria humanamente impossível).
                                                   Acho que fiz uma coisa muito errada, depois me arrependi. Para cada pessoa que mandou mensagem perguntando o resultado eu escrevia: "câncer". Hoje talvez eu não fizesse isso. Poderia ter escrito: Depois eu ligo....  não sei o que seria pior. Poderia também esperar chegar em casa e ligar para falar pessoalmente, mas não era eu quem estava ali naquele momento. (Era Jessica, como costumo brincar).  Eu apenas estava ligada no piloto automático, andando pelas ruas voltando para casa com o papel do resultado da biopsia na mão. Sensação muito estranha.
                                                      Dessa vez eu mandei uma mensagem para Danilo com um pouco mais de detalhes e ele não entendia muito bem. Eu não estava explicando direito. Preferia esperar para falar com ele por Skype, mas já  o deixei  nervoso demais. Estava tão longe e saindo do trabalho para casa. falei com ele imediatamente depois que colocou os pés em casa, em Roma. Vi o semblante dele mudar. Estava um pouco resfriado e depois que dei a notícia ele adoeceu mais ainda, ficando uma semana de licença médica.
                                                      Para o restante da família eu falei por telefone, mas não posso dizer como se sentiram. Eu acho que ficaram anestesiados. Só eles podem dizer realmente o  que se passou na cabeça de cada um. Meu filho não se desesperou. Lida com as coisas aparentemente "de boa", mas conheço muito bem. Filho nunca é transparente para uma mãe. Mônica passou tranquilidade, Marcelo ficou um pouco desorientado e as amigas demonstraram que não esperavam de maneira nenhuma.
                                                      Minha mãe soube depois. Apesar de ter 80 anos, é bem esperta  lúcida e independente. Mesmo assim floreei bastante para contar que estava tudo ok. Mãe é mãe.
                                                       E eu? Eu tomei um banho, imersa nos pensamentos dizendo para mim mesma que sempre tirei tudo de letra na vida, sempre tive tanta fé em Deus que com certeza Ele me deu uma trava naquele momento por algum motivo e eu tinha que acatar e respeitar. São Desígnios  que não devem ser contestados. Lembrei de ter visto e ouvido falar de muita gente que recebe uma notícia dessas  e  primeiro  tem o choque inicial,  depois a negação (não é comigo, está errado, trocaram os exames...), a raiva muito natural, por sinal, (Porque eu, meu Deus ?) depois passa para a barganha ( faz promessas, fala que vai ser uma pessoa melhor se sair dessa, será mais gentil....), tentando burlar sei lá como, achar um meio de reverter a situação dessa forma;  A depressão (isolamento de tudo e todos);  E finalmente a aceitação  que "É fato"!
                                                       Pulei algumas etapas O choque inicial foi amenizando aos poucos  porque eu tinha aquele alerta vermelho desde o começo que estava me preparando inconscientemente. Não houve negação. -  Porque eu? porque não sou melhor nem mais especial do que ninguém aos olhos do Pai  e tenho consciência disso. - Prometer ser uma pessoa melhor? tento todos os dias. - Depressão? não me apresentaram.  - É o que eu tenho para hoje?  Então vou encarar com Deus em primeiro lugar porque Nele confio e  tenho uma família e amigos incríveis ao meu lado!   Escrevi demais hoje rs!
                                                       
                                                      
                                                      

2 comentários:

  1. Márcia, sinceramente não sei o que te dizer. Mais lendo seu diário, quero te parabenizar por sua Fé, Força e Determinação em passar e vencer tudo isso.
    Todos nós temos na vida momentos que não entendemos, mais que nos são necessários passar.
    Você vai passar, e sair mais uma vez Vitoriosa!
    DEUS estará sempre com você.
    Nunca perca sua Fé! Caminhe e Confia sempre.
    Beijos no seu Coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção e carinho. Disso que mais preciso. Um grande beijo Marta!

      Excluir