domingo, 3 de abril de 2016

5- A esperada consulta

                                        Chegou a segunda feira  e fui para a  consulta com a endócrino indicada pelo meu ginecologista e foi muito rápido. cheguei quinze minutos antes no consultório, que ficava a duas quadras da minha casa,  apertei a campainha e ela mesma me atendeu, toda simpática. Pediu que eu aguardasse, pois estava sem secretária e já me atenderia.
                                         Ela me chamou depois de uns 10 minutos e eu entrei em sua sala. Sentei e percebi que ela estava muito enrolada sem conseguir se entender com   dois notebooks que estavam em cima de sua mesa. Reclamava da secretária que deixou para fazer exames de saúde naquele dia, que deveria ter feito quando estava de férias, falou de sua mãe, falou sozinha, tudo muito estranho, mas enfim... foi uma indicação de alguém em quem eu confiava há 30 anos.   Depois de tagarelar por uma hora, perguntou o que havia acontecido. Tratei de fazer um resumão de tudo, com ênfase nas partes mais importantes porque eu não estava a fim de passar o resto da tarde naquele lugar sabendo de coisas que não me interessavam, Já estava com o resultado do exame da ultrassom da tireoide ,exames de sangue etc... e coloquei na mesa. Ela, antes de olhar me deu uma aula de como funciona a glândula tireoide, que fica situada na frente da laringe, um pouco abaixo do pomo de adão,  tem uma forma de borboleta, e é responsável por regular as funções de importantes órgãos como coração, o cérebro, o fígado e os rins. Produz os hormônios T3 e T4. Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente causando o hipotireoidismo, ou em excesso ocasionar o hipertireoidismo e nessas situações o volume pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
                                                                           
                                                                          
                                        Perguntou de existia algum caso de doença dessa glandula na família e eu lembrei que sim. Minha avó, mãe do meu pai, tinha o tal do bócio. Lembrei disso, porque apesar dela per morrido há muitos anos e eu ser muito pequena, aquele  caroço enorme que ela tinha no pescoço me dava medo. Lembrei logo. Até hoje ninguém sabe me dizer exatamente  do que ela morreu.  Também uma das irmãs de minha mãe sempre se queixou de problemas sérios de tireoide , no caso, hipertireoidismo.   Só pude imaginar que um filme de terror estava começando a ser rodado e eu fazia parte do elenco, só que eu não estava gostando do papel que o diretor ia me dar  (ainda era um filme na minha cabeça).
                                           A médica então,  depois de analisar os exames, estendeu a mão e disse: Parabéns, você foi sorteada!
                                            Apesar da minha tireoide ser bem comportada e trabalhar direitinho, sem hipo nem hipertireoidismo, os imagens  nodulares estavam lá:
                                            O   maior com 27x14x18 mm , contornos regulares, vascularização central maior que periférica ao Doppler colorido, hipoecóico, heterogêneo devido a microcalcificações em lobo direito;
                                            O outro  com 13x 6x 12mm hipoecóico, homogêneo, contornos regulares, vascularização periférica ao doppler colorido em lobo direito.
                                            Lobo direito com 49 x 17x 20m de dimensões, lobo esquerdo com 45x 12x  16 mm de dimensões e istmo medindo 23x3x18mm.
                                            Ainda tinha a tal da tireoglobulina, (um exame de sangue) que estava um pouco acima do normal, e foi explicado que sozinho esse exame não quer dizer muita coisa, apesar de ser um marcador tumoral.  Entendeu? Nem eu!,
                                              Ela disse que não tinha gostado nada nada da cara do  nódulo maior (já tinha ouvido isso antes). Sinceramente, não dei conta da situação na hora, mas um alerta vermelho se acendeu. A médica me informou que devido aos nódulos relativamente grandes , a minha idade e ao histórico familiar ( sacanagem comer tão bem, tirar onda de manter 60 kg para 1,68m e ter um corpo saudável aos 55anos e ganhar esse presente de grego das mulheres da família.) Coitadinhas...elas também herdaram de alguém.....vá saber......
                                            Ao final a Dra.  indicou uma cirurgia de tireoidectomia total para que no futuro os nódulos não crescessem e não se transformassem em monstros que iriam me atormentar, pois já estavam grandinhos e era melhor cortar o mal pela raiz.
                                           Depois de xingar por dentro até a ultima geração, fui encaminhada para fazer uma biopsia por punção e retornar com o resultado posteriormente.   Eu  já deveria procurar marcar uma consulta em um cirurgião de cabeça e pescoço para possivelmente ter que fazer o procedimento..
                                            Lembrete:  Ligar para meu ginecologista para pedir outra indicação...
                                            
                                           

6 comentários:

  1. Continue otimista...td dará certo. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Fé e otimismo não me faltam!

    ResponderExcluir
  3. Estarei orando pela sua saúde e de todas nós da família Sangue ��Zul, tenha a certeza que vc não está sozinha nessa luta, juntas seremos mais forte!!

    ResponderExcluir
  4. Menina, herança genética "esquisita " na família é o que não nos falta, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A gente mata no peito

    ResponderExcluir