quinta-feira, 26 de maio de 2016

35 Alimentos para a dieta antes da iodoterapia

                                                         
 
                                               Observo que existem muitas dúvidas a respeito de quem vai ser submetido à iodoterapia e precisa fazer uma dieta nas semanas que antecedem o procedimento.  Naveguei por alguns sites e resolvi deixar aqui nesse post alguns alimentos que podem ser consumidos.
                                                Antes de mais nada, gostaria de esclarecer sobre o sal sem iodo.  Li em alguns grupos de pacientes que se submeteram a cirurgias de tireoide, ou que tiveram alguma enfermidade nessa glândula, que é um pouco confuso o tema e  muitos pacientes não conversam com seus médicos para dirimir  todas as dúvidas.  Converso muito com meus médicos (cirurgião e endocrinologista) e então posso passar aqui algumas dicas: A primeira coisa é  a polêmica sobre sal não iodado.
                                                O excesso de iodo e a falta dele podem provocar doenças na tireoide ou agravar os já existentes.  Se fizermos uso do sal sem iodo apenas pelo período pré exame, tudo bem. Não vai causar danos à saúde.
                                               A dúvida de muitas pessoas é sobre o tipo de sal que devemos usar para nos preparar  verdade é que o sal não pode ter nenhuma quantidade de iodo. Muita gente acha que os diversos tipos de sal como o do Himalaia, sal light, sal negro e outros diversos tipos, podem ser usados nessa dieta especial. Não convém, porque a maioria possui iodo, mesmo que em quantidades mínimas. O sal do Himalaia importado até pode não conter ,como já me informaram, mas não é garantido. Qual a vantagem em pagar um valor bem alto nesses produtos que não vão ajudar? Com certeza, é bem melhor pedir para fazer  o sal nessas farmácias de manipulação.
                                                O sal de cozinha na verdade é  cloreto de sódio( o que salga) mais iodeto de potássio ( a parte proibida na nossa dieta específica, mas que é obrigatório uma certa quantidade para nossa saúde) e mais o dióxido de silício que evita aquele empedramento. Então: Não é  tão difícil de encontrar uma farmácia de manipulação em seu bairro.  Vai ser praticamente o cloreto de sódio puro o que vai  consumir.  Em alguns lugares é mais fácil de encontrar. Fiz uma pesquisa e encontrei esses endereços:
                                                - B. Herzog  Rua Miguel Couto 131 RJ  Tel. 2233 7060
                                                - Quimi Center  Rua Itapira 1164  Jardim Paulista-  Ribeirão Preto - SP
                                                -  site  www.adrialaboratorios.com.br
                                                 Os preços variam muito de estado para estado. Aqui no RJ custa 10 reais o kg, mas já ouvi falar que pagaram cerca de 100 reais em outros estados.  Agora vou colocar uma listinha de alimentos que podemos consumir nessa dieta restrita de iodo.
 
                                                  Alimentos permitidos na  dieta:
Peixes de água doce: Corvina, lambari, pintado, truta, tilápia, tucunaré, traíra, dourado
Leite : apenas em pó e desnatado
Manteiga ou margarina sem sal ( eu misturei um pouco do sal sem iodo e ficou bom)
Carnes frescas de vaca, aves, porco
Clara de ovo, temperos sem sal, óleo (soja não), azeite e vinagre
frutas frescas, sucos de frutas naturais (nada de caixinha ou  outros industrializados. Faça o seu)
Nozes, castanhas e outras frutas secas sem sal, por favor
Alface, batata sem casca, tomate*, beterraba, brócolis*, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve*, ervilhas*, espinafre, , nabo, pepino, vagem,
Pão francês*, bolacha integral ou cream cracker*, massas simples* com molho de tomate feito em casa*
Arroz, feijão, milho, aveia, cevada
Açúcar, adoçante, mel, geleia caseira, balas e gelatinas ( nada de cor vermelha)
doces de frutas caseiros
Café coado (nada de solúvel), refrigerantes tipo "cola"*
 
* Os itens assinalados nem sempre são permitidos em alguns casos. Variam muito de cínica para clínica. Alguns médicos não permitem absolutamente nada de ingestão de folhas verdes escuras e  alimentos de cor vermelha como tomate. Pelo sim pelo não, eu particularmente reduzi drasticamente meus verdinhos mesmo permitidos e não consumi  tomates. O pãozinho francês é liberado  em alguns casos, mas com moderação. Refrigerantes não ajudam em nada. Eu já tinha abolido da minha vida, então aconselho a fazer suco de frutas frescas.
 
                                                 Outras  orientações:
                                             
                                              Além da alimentação,  devemos evitar também base, esmalte, bronzeador, tintura para cabelo, cosméticos com cor,  (hidratante, protetor labial, e protetor solar sem cor podem),  banho de mar. 
                                                Como o corante vermelho ( que tem iodo na fabricação) é o mais comum usado na indústria , devemos ficar de olho, ler os rótulos e  evitar durante o período solicitado.
 
                                             Concordo com um  médico que costuma dizer que  a palavra "proibição" é muito radical.  O melhor termo a ser usado é  "evitar ao máximo" certos alimentos ricos em iodo. Temos que ter consciência que  devemos ajudar o nosso corpo para o tratamento dar certo.,  então não vamos confundir nosso organismo. E também seria impossível reduzir a zero iodo o que  vamos consumir. Quanto menos iodo ingerirmos , melhores chances o iodo radioativo tem para atuar nas células malignas e destruí-las. Depois, vida normal.
                                                Bem, nessa postagem eu resumi algumas informações que obtive com meus médicos e acrescentei informações de outros profissionais, mas de qualquer forma o que é prescrito para uma pessoa pode ser diferente para outra, então, se tiver a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com seu médicos seria o ideal. Até o tempo para cada dieta pré iodoterapia é diferente. Cada um deve saber o que é melhor para si. Aproveitar esses alimentos permitidos e fazer cardápios adequados  para ter uma alimentação mais perto do ideal pelo menos nesse período. Eu já fazia antes e agora não pretendo mais parar. Meu lema é : Ingerir 80% de coisas saudáveis e distribuir os 20% restantes de guloseimas  em dias especiais, mas com moderação é claro!
                                               
                                                 
                                                 
 
 
                                               
                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário