sexta-feira, 20 de maio de 2016

34- Monitoramento

                                                        

 
                                                     Aguardei todo esse tempo pós cirurgia e iodoradioterapia  para  retornar aos meus respectivos médicos para  enfim saber como vai ser minha vida daqui em diante. Primeiro o Dr Ricardo, meu querido cirurgião: Cheguei ao consultório menos ansiosa do que a última vez. Mostrei meus exames de sangue e cintilografias feitas antes de depois do iodo.
                                                      Quanto aos exames de sangue ele olhou, analisou e  murmurou o quanto eu devia ter ficado mal, naquela época que estava sem hormônios aguardando o  famigerado iodo. Ele viu, através dos números  a minha transformação em "zumbi" rs. Realmente ele estava certo, mas pelo menos só fiquei muito ruim na última semana em que eu nem conseguia abrir os olhos.
                                                      As cintilografias mostravam que ainda restavam dois focos com captação de iodo. O veneninho estava  fazendo efeito ainda , então  agora vou ter que fazer novamente daqui uns meses e duas vezes por ano  inicialmente  a pesquisa de corpo inteiro para saber a quantas andam essas células sem vergonha.
                                                       A cicatriz vai bem, obrigada, super  discreta e sendo massageada com muito carinho duas vezes por dia, por orientação do meu cirurgião.
                                                       Agora a vez da  endocrinologista: Apenas dois dias depois do Dr Ricardo fui me consultar com a Dra. Helena para mostrar os exames e  saber como vou lidar com os hormônios futuramente.
                                                        Primeiro ela verificou meu peso e isso foi a melhor parte. Perdi meio quilo rs. ( mesmo não precisando perder nada, adoro saber que perdi peso). Agora estou com 61 kg.  A pressão sanguínea também foi verificada e como sempre, 11 x 7 , muito boa.   Minha médica explicou que terei que fazer exames de sangue trimestralmente para controlar meu TSH, que é um hormônio produzido pela hipófise que estimula a tireoide. Como não tenho mais  essa glândula, porque fui submetida a tireoidectomia  total (carinhosamente conhecida por TT), eu não preciso que esse hormônio estimule coisa nenhuma. Meu organismo tem que manter os níveis o  mais baixo possível porque se houver qualquer resíduo de tireoide passeando pelo meu corpinho, pode ser estimulado e desanda tudo. Então sem estímulos tá bom TSH?
                                                      A notícia boa depois das conversas com meus médicos é que estou bem, tudo está sob controle e estou apta para retomar minhas atividades. O chato é saber que não existem garantias de nada. Nos primeiros  cinco anos o câncer pode atacar novamente, até depois disso,  mas  eu nem sei o que vai ser de mim amanhã, imagina se vou viver à sombra desse fantasma!  Terei mais cautela, continuarei com minha vida saudável e vou tentar não deixar que isso me tire o sono. Voltarei para terapia com assuntos extras e tenho certeza que existem muitas estradas lindas me esperando para percorrer. 
                                                       A única coisa que tenho que incorporar na rotina é o remedinho que tenho que tomar pela manhã todos os dias para o resto da vida, mas ainda me considero no lucro, não é mesmo?
                                                        Por hoje é isso. Até breve! Continuarei por aqui!
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário